Enzo Traverso
O totalitarismo entre história e teoria
Tradução de Matheus Targueta
SINOPSE
Nascido na Itália no começo dos anos 1920, o conceito de totalitarismo experimentou uma série de transformações ao longo do século XX, até seu mais recente uso depois do 11 de Setembro de 2001 (quando foi mobilizado contra o terrorismo islâmico). É um conceito impressionantemente plástico, resiliente e ambíguo, pois combina aspirações políticas e acadêmicas. Nascido na luta política, foi deslocado com sucesso para a ciência política, onde a maioria dos seus intérpretes (apesar das discordâncias entre si) o definiram como uma nova forma de poder que excede as categorias clássicas da teoria política. A passagem desse conceito para o campo dos estudos históricos, no entanto, foi mais controversa. Útil para definir a natureza e as formas dos regimes políticos, bem como para estabelecer sua tipologia, “totalitarismo” se tornou um conceito problemático e limitado no que tange as análises sobre as origens, os desdobramentos e os desfechos finais de certas experiências históricas. Por um lado, ele favorece uma comparação seletiva entre diferentes regimes políticos; por outro, ele simplesmente os sobrepõe enfatizando algumas analogias, porém negligenciando outras dimensões fundamentais da pesquisa histórica. Esse ensaio é um apelo para o uso crítico dessa categoria, o que implica na rejeição dos seus recorrentes usos ideológicos e afirma sua integração aos avanços da história social e cultural.
“Enzo Traverso é autor de uma estimulante história intelectual capaz de condensar discussões que articulam diferentes contextos historiográficos, processos políticos e o uso público da história. Infelizmente ainda é pouco traduzido no Brasil, e talvez isso revele uma irritante tendência presente nos debates historiográficos em nosso país, que não levam em consideração as filiações teórico-política dos autores ou as implicações de determinadas leituras sobre o passado.“
Demian Mello
Historiador – Professor de História Contemporânea (UFF), autor do posfácio
TRECHO DO LIVRO
“Pouquíssimas palavras do nosso léxico político e histórico são tão maleáveis, elásticas, polimórficas e, finalmente, ambíguas quanto ‘totalitarismo’. Ela foi adotada por todas as correntes do pensamento político contemporâneo, do fascismo ao antifascismo, do marxismo ao liberalismo, do anarquismo ao conservadorismo.“
Especificações Técnicas
Arquivo: Portable Document Format (PDF)
Formato: 210 x 297 mm (A4)
Páginas: 122
Tamanho: 592 KB
Categoria: História
Tags: Enzo Traverso, Pequena Biblioteca de Ensaios