Pablo Gonçalo

PABLO GONÇALO é crítico, curador, roteirista e professor do Departamento de Audiovisual da Universidade de Brasília. É doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com passagem pela Universidade Livre de Berlim, onde foi bolsista do Deutscher Akademischer Austauschdienst (Daad). Em 2019, realizou pesquisa de pós-doutorado sobre a história do roteiro no cinema brasileiro e na Hollywood clássica, em parceria com a Universidade de São Paulo e a Universidade de Chicago, como bolsista da Fulbright.

É autor do livro O cinema como refúgio da escrita: roteiros e paisagens em Peter Handke e Wim Wenders (2016). Seus ensaios se concentram sobre as trajetórias históricas de roteiristas, com ênfase na pesquisa sobre roteiros não filmados. Desde 2012 Pablo Gonçalo escreve críticas e ensaios para a revista Cinética e, entre outros periódicos, já colaborou na Folha de S.Paulo, no Estado de Minas, nas revistas Quatro Cinco Um e Cult, em Senses of Cinema e La Furia Umana. Entre 2014 e 2016, participou da comissão curatorial do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

NA ZAZIE

Colabore com este projeto editorial

Confirme seu endereço para receber o livro por email

    APOIE A ZAZIE EDIÇÕES E CONTRIBUA PARA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO CONHECIMENTO.

    Apoie a Zazie edições!

    Cadastre-se para receber nossa Newsletter e acompanhe as novidades da Zazie!

    Para a Zazie, o OPEN ACCESS não é apenas uma etiqueta que colocamos em nossos livros. É uma maneira de influenciar a economia do conhecimento em um mundo profundamente desigual. OPEN ACCESS é um movimento que promove a disseminação do conhecimento, permitindo que pesquisadores e público em geral possam beneficiar-se de reflexões e dados valiosos. Ao eliminar as restrições de acesso, desejamos contribuir para um debate crítico saudável e inclusivo.