iLiana Fokianaki
Redistribuição via apropriação: mármores embranquecidos
Tradução de Gabriela Baptista (Pretexto)
SINOPSE
Redistribuição via apropriação – mármores embranquecidos descreve o processo pelo qual os grandes eventos de arte contemporânea realizados no Sul Global re-encenam lógicas de poder de um passado/presente colonial. Usando a Grécia como exemplo a autora desenvolve o que chama de “a ordem Branca, Ocidental e Westfaliana do patriarcado” e propõe formas de fazê-lo ruir.
TRECHO DO LIVRO
“Discussões urgentes sobre a descolonização na Europa, há muito proteladas, estão acontecendo não apenas nos governos e na grande mídia, mas também em museus e na área da cultura em geral. Finalmente, foram incluídas vozes e posições muito necessárias, de fora do cânone ocidental. Ainda assim, essas vozes são enquadradas não apenas por pessoas brancas, mas também por lógicas brancas. Instituições, bienais e megaexposições atacam colonialismos do passado, não do presente. Logo assumem uma postura politicamente correta e ‘acolhem’ o Outro, enquanto mantêm uma equipe só de brancos e uma abordagem rigidamente ocidental à forma de instituir. Antes de tentar tratar do que deve ser feito, é preciso primeiro entender as limitações da instituição da arte contemporânea e das megaexposições. Essas formas não conseguem escapar dos mecanismos de poder que desejam condenar, pois se agarram à noção de ‘civilização’ com raízes no modernismo, que continua a estruturar modos de discurso específicos. Imperialismo, nacionalismo e capitalismo formam os vértices de um triângulo construído e sustentado até hoje pelo que chamo de ordem WWW do patriarcado (de White, Western, Westphalian, que significa branca, ocidental e westfaliana). Os três componentes do triângulo – que são, na verdade, veículos que se comunicam e estão profundamente interligados – definem, desencadeiam, sustentam e perpetuam crises. Como acontece com a maioria das instituições do Estado capitalista, a instituição da arte contemporânea não pode escapar desses três componentes”.