iLiana Fokianaki

iLiana Fokianaki

Redistribuição via apropriação: mármores embranquecidos

 

Tradução de Gabriela Baptista (Pretexto)

“Discussões urgentes sobre a descolonização na Europa, há muito proteladas, estão acontecendo não apenas nos governos e na grande mídia, mas também em museus e na área da cultura em geral. Finalmente, foram incluídas vozes e posições muito necessárias, de fora do cânone ocidental. Ainda assim, essas vozes são enquadradas não apenas por pessoas brancas, mas também por lógicas brancas. Instituições, bienais e megaexposições atacam colonialismos do passado, não do presente. Logo assumem uma postura politicamente correta e ‘acolhem’ o Outro, enquanto mantêm uma equipe só de brancos e uma abordagem rigidamente ocidental à forma de instituir. Antes de tentar tratar do que deve ser feito, é preciso primeiro entender as limitações da instituição da arte contemporânea e das megaexposições. Essas formas não conseguem escapar dos mecanismos de poder que desejam condenar, pois se agarram à noção de ‘civilização’ com raízes no modernismo, que continua a estruturar modos de discurso específicos. Imperialismo, nacionalismo e capitalismo formam os vértices de um triângulo construído e sustentado até hoje pelo que chamo de ordem WWW do patriarcado (de White, Western, Westphalian, que significa branca, ocidental e westfaliana). Os três componentes do triângulo – que são, na verdade, veículos que se comunicam e estão profundamente interligados – definem, desencadeiam, sustentam e perpetuam crises. Como acontece com a maioria das instituições do Estado capitalista, a instituição da arte contemporânea não pode escapar desses três componentes”.

– iLiana Fokianaki

Redistribuição via apropriação – mármores embranquecidos descreve o processo pelo qual os grandes eventos de arte contemporânea realizados no Sul Global re-encenam lógicas de poder de um passado/presente colonial. Usando a Grécia como exemplo a autora desenvolve o que chama de “a ordem Branca, Ocidental e Westfaliana do patriarcado” e propõe formas de fazê-lo ruir.

Sobre a autora

 

Ficha Catalográfica

Ficha Catalográfica

Coleção: TRAMA

Título original: Redistribution via Appropriation: White (washing) Marbles

Organização: Luiza Crosman

Coordenação editorial: Laura Erber

Editores: Laura Erber e Karl Erik Schøllhammer

Tradução: Gabriela Baptista (Pretexto)

Revisão de texto: Rafaela Biff Cera

Imagens e design de capa: Pedro Moraes

Design gráfico (miolo): Maria Cristaldi

Publicação: 2018 ISBN: 978-87-93530-23-2

Especificações Técnicas Arquivo: Portable Document Format (PDF)

Formato: 210 x 297 mm (A4) Páginas: 31 Tamanho: 1,81 MB
Tamanho: 1,47 MB

SKU: ZZ-2160 Categoria: Tags: ,

Colabore com este projeto editorial

Confirme seu endereço para receber o livro por email

    APOIE A ZAZIE EDIÇÕES E CONTRIBUA PARA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO CONHECIMENTO.

    Colabore com este projeto editorial

    Confirme seu endereço para receber o livro por email

      APOIE A ZAZIE EDIÇÕES E CONTRIBUA PARA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO CONHECIMENTO.

      Seja Amigx da Zazie!

      Cadastre-se para receber nossa Newsletter e acompanhe as novidades da Zazie!