Keller Easterling
Design de meios
Tradução de Gabriela Baptista (Pretexto)
TRECHO DO LIVRO
“Design de meios: não é o que você pensa que é. Não é novo. Não está certo. Não é mágico. Não é de graça. Não acontece. Nem sempre funciona. O oncologista não examina apenas o tumor, mas também as flutuações químicas em tecidos próximos. O ator no teatro transmite informações por meio de palavras, mas também através de ações interdependentes. O arquiteto não vê apenas prédios com formas e contornos; observa também a matriz de atividades que os afeta. O geólogo não se limita a classificar espécimes, mas os interpreta como vestígios de um processo. Ainda assim, embora o pensamento midiático seja praticado em muitas disciplinas, talvez seja subaproveitado diante de hábitos culturais mais dominantes ou enraizados. A cultura é boa em apontar para coisas e chamá-las pelo seu nome, mas não é tão boa em descrever as relações entre as coisas ou os repertórios que realizam. Privilegia declarações, respostas certas, provas litigiosas, universalismos, partículas elementares e finalidades. Gira em torno de roteiros modernos que celebram a liberdade e transcendem a novidade – arcos narrativos que tendem a um final utópico ou distópico.“
Ficha Catalográfica
Coleção: TRAMA
Título original: Medium Design
Organização: Luiza Crosman
Coordenação editorial: Laura Erber
Editores: Laura Erber e Karl Erik Schøllhammer
Tradução: Gabriela Baptista (Pretexto)
Revisão de texto: Rafaela Biff Cera
Imagens e design de capa: Pedro Moraes
Design gráfico (miolo): Maria Cristaldi
Publicação: 2018
ISBN: 978-87-93530-19-5
Especificações Técnicas
Arquivo: Portable Document Format (PDF)
Formato: 210 x 297 mm (A4)
Páginas: 37
Tamanho: 1,18 MB