R$84,00

Descida ao cotidiano: O surgimento da arte contemporânea no Japão

 

SINOPSE

Com olhar ousado sobre o desenvolvimento da vanguarda artística no Japão, Pedro Erber constrói um potente panorama crítico e histórico, verdadeiro guia para uma reflexão sobre as conexões entre o contexto asiático e os caminhos da vanguarda no Brasil. O volume traz ainda um ensaio fotográfico de Hanaga Mitsutoshi, que documentou as atividades da vanguarda japonesa nos anos 1960 e 1970.

“Para quem se interessa pela arte de vanguarda do Japão e/ou para quem dela nada conhece, Descida ao cotidiano – o surgimento da arte contemporânea no Japão é leitura imprescindível. Apoiado em uma ampla gama de referências sobre a arte e a filosofia no Japão do século 20, a escrita clara e elegante de Erber faz da leitura um prazer, oferecendo uma refrescante perspectiva que refuta a narrativa orientalista das histórias da arte norte-atlânticas e da filosofia europeia.”
 Ana Bernstein
Professora Teoria do Teatro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Leia a resenha completa clicando aqui

“O livro de Pedro Erber justapõe estrategicamente múltiplos presentes interligados para oferecer uma visão do mundo internacional moderno e propor um novo método para mapear a ascensão da arte contemporânea. Ao retomar o tema da dialética materialista da contemporaneidade, Erber questiona a suposta posição do Ocidente como o futuro do mundo e centro geopolítico da humanidade.”
 Naoki Sakai
Filósofo, Professor Emérito, Cornell University

“Este trabalho coloca Pedro Erber como leitor corajoso, cosmopolita e original dos fatos que precedem e constituem o período em que a arte, no processo de sua globalização nos anos 1960, se robustece pelo apelo à radicalidade da vanguarda histórica. A multifacetada moldura teórica que sustenta suas hipóteses de compreensão do experimento em arte nocauteia a atitude meramente político-partidária do leitor e abre espaço para a figura do espectador, cuja participação passa a ser exigida pelo próprio objeto artístico. Anárquico e metódico, sofisticado e primitivo, o espectador corporifica a positividade em aberto da obra artística que o surpreende no cotidiano. Pedro Erber desconstrói com eficiência as dicotomias opressoras implantadas pela crítica de arte com fundamento sociológico. Propõe reorganizações descentradas dos produtores de arte. Estes se movimentam em várias direções e se articulam por sistemas engenhosos de intercomunicação. Desde já, este livro ganha lugar de destaque na bibliografia da arte no século 20 e se torna nosso companheiro insubstituível.”
 Silviano Santiago
Escritor e crítico literário

Sobre o autor

Especificações Técnicas
Dimensões: 15,5 x 23 x 2 cm
Peso:372g
Projeto gráfico: Anderson Junqueira
Ano: 2023
Categoria: História da Arte
Número de páginas: 256p.
R$ 84,00

Colabore com este projeto editorial

Confirme seu endereço para receber o livro por email

    APOIE A ZAZIE EDIÇÕES E CONTRIBUA PARA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO CONHECIMENTO.

    Apoie a Zazie edições!

    Cadastre-se para receber nossa Newsletter e acompanhe as novidades da Zazie!

    Para a Zazie, o OPEN ACCESS não é apenas uma etiqueta que colocamos em nossos livros. É uma maneira de influenciar a economia do conhecimento em um mundo profundamente desigual. OPEN ACCESS é um movimento que promove a disseminação do conhecimento, permitindo que pesquisadores e público em geral possam beneficiar-se de reflexões e dados valiosos. Ao eliminar as restrições de acesso, desejamos contribuir para um debate crítico saudável e inclusivo.